22 novembro 2013

As crianças trabalham demais-100% de acordo



Eduardo Sá alertou na sua conferência "Queremos melhores pais!"

Disse que os pais estragam os filhos “quando dão a entender que a escola é mais importante do que a família” ou “quando dizem aos filhos que só podem brincar depois de fazerem os trabalhos  de casa”. 

Afirmou também que muitas crianças passam “55 horas por semana na escola, com muitas aulas expositivas e pouco tempo de recreio” e alertou “As crianças trabalham demais”. E que, quando chegam a casa a prioridade deveria ser brincar e estar com os pais, em vez de fazer os trabalhos de casa.
 
E agora volto eu a sublinhar.Queremos melhores Pais!Que ajudem os filhos a aproveitarem serem crianças.Que ajudem os filhos a serem felizes.A serem livres de obrigações extenuantes enquanto podem.Enquanto são crianças.

Já aqui falei deste tema diversas vezes.
E continuo mesmo a revoltar-me com este assunto.
Sempre eduquei as minhas filhas a serem responsáveis e agora dou por mim a ajudá-las a descontrairem a não se preocuparem tanto com os trabalhos, e com os estudos.

São tantas obrigações que trazem diáriamente da escola!
Quando é que elas têm tempo para serem crianças?Quando é que relaxam?

Testes atrás de testes.E mesmo que eu diga sempre que interessa é elas darem o seu melhor.Se as notas não são como elas desejavam ficam furiosas com elas próprias.

A exigência que lhes pôe no seu percurso escolar é assustadora!!A carga que têm em cima não é normal!!

Será que quando vejo que as minhas filhas não brincam porque não têm tempo é porque alguma coisa está mal?Será que quando vejo que são as minhas filhas a pedirem para ir para a cama porque estão estoiradas é porque alguma coisa está mal?Será que quando vejo as minhas filhas com preocupação atrás de preocupação é porque alguma coisa está mal?

Volto a reforçar que sou completamente contra os trabalhos de casa, excesso de matéria para estudar, testes uns em cima dos outros e projectos de familia.

Percebo que com os projectos de familia as escolas queiram pôr filhos e pais em conjunto a fazer algo para a escola.Mas como obrigação, com prazos para cumprir, com comparações e competições?Que prazer é que dá fazê-lo?

Estou completamente de acordo com o Eduardo Sá. Cabe a nós Pais fazer o papel de contraponto da escola.Cabe a nós Pais avaliar o que é bom ou mau para a educação, felicidade e bem estar dos nossos filhos.Em casa mandamos nós.
E quanto a isso não há escola nenhuma que possa fazer alguma coisa.

Para mim o maior projecto que podiam dar aos nossos filhos era desafiá-los a serem crianças.
A terem tempo para serem crianças.
A terem tempo de qualidade em familia.
Sem stresses, sem obrigações.
Com a liberdade de ser criança.




 O MAPSHOW está no FACEBOOK!E no INSTAGRAM!Siga-nos por lá também!

4 comentários:

  1. Concordo totalmente!
    Adorei o blog, visite também o meu: santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta,
    Concordo na íntegra !
    É uma anormalidade a quantidade de TPCs que os miudos têm hoje em dia.
    A mais nova não tem TPCs pois no colégio até ao 3ºano isso não existe!
    O mais velho tem sempre, principalemnte de portugues e matematica, mas costuma adiantar imenso na escola, nas salas de estudo.
    Ao final do dia, sempre que posso, costumo jogar com eles um jogo qualquer, nem que seja uma coisa rápida. Um bj. Maria João Piñeiro

    ResponderEliminar