20 março 2013

A ver as Estrelas 3...by Miguel Monteiro



Lisboa está a postos para receber uma vez mais JEREMY IRONS, o realizador Bille August, a actriz alemã Martina Gedeck e o escritor Pascal Mercier. Todos eles vão juntar-se hoje no Cinema São Jorge a Beatriz Batarda, a Marco d’Almeida e a Nicolau Breyner na grande ante-estreia de “Comboio Nocturno para Lisboa”, que rodaram em Portugal no ano passado. Apesar da recente estreia mundial no Festival de Berlim não ter registado críticas muito favoráveis, a noite promete ser um acontecimento e de Irons espera-se sempre o melhor.



Encontrei e entrevistei pela primeira vez JEREMY IRONS naquela que será, ainda hoje, uma das melhores noites da sua vida: 25 de Março de 1991, a noite em que venceu o Óscar de Melhor Actor por “Reveses da Fortuna”.  No ano passado vi-o de relance na passadeira vermelha do Festival de Cannes, numa estreia a que se assistimos, já depois da sua passagem por Lisboa. Mas o momento mais marcante para mim foi em 2006, quando o vi no palco do Duke of York Theatre de Londres na peça “Embers” de Christopher Hampton. Um extraordinário trabalho de um actor que está cada vez melhor (e quem acompanhou a série “Os Bórgia” sabe do que falo…).


Infelizmente Sir Christopher Lee cancelou a sua presença hoje no São Jorge por motivos de saúde. O eterno Dracula, redescoberto por toda uma nova geração graças à trilogia do “Senhor dos Aneis” e aos últimos filmes de Tim Burton, está com 90 anos e mesmo uma viagem a Lisboa – uma das suas cidades preferidas -  torna-se já difícil. Portugal tem uma importância enorme na vida de Sir Christopher, pois foi em Cascais, na casa dos seus amigos Espírito Santo Silva que passou a sua lua de mel nos anos 40. E na autobiografia que escreveu recorda com saudade os seus passeios pelo Guincho…

Produções europeias, sobretudo francesas, são frequentemente rodadas em Portugal. Mas através de co-produções ou apenas pela qualidade (e baixo preço) das equipas técnicas nacionais, a presença de grandes estrelas em Portugal não é uma novidade.

Foi na Serra de Sintra nos anos 50 que MICHAEL CAINE se estreou no cinema, a fazer de soldado num filme de guerra chamado “A Hill in Korea”. Foi também por essa altura que na Praia de Paço de Arcos JOSÉ FERRER (Óscar de Melhor Actor em 1950) dirigiu TREVOR HOWARD em “Homens em Casca de Noz”, onde forças aliadas tentavam salvar um importante farol  de Bordéus de cair nas mãos dos nazis (O Bugio, pois claro).  O Guincho, o Estoril e Cascais, todos sabem, recebeu o agente James Bond GEORGE LAZENBBY para “007 Ao Serviço de Sua Majestade”. Nos anos 70, Lisboa e a zona de Belém foram… o Paraguai e tiveram a visita dos grandes GREGORY PECK, LAURENCE OLIVIER e JAMES MASON para “The Boys from Brazil”. 


Já como jornalista nos anos 80 acompanhei a rodagem de “A Casa da Rússia” onde um contingente de estrelas liderado por SEAN CONNERY e MICHELLE PFEIFFER parou Lisboa. Esta foto de Connery fui eu que a tirei em Alfama, ao pé do Cerca Moura. 



Pouco depois foi a vez de “A Casa dos Espíritos” e de MERYL STREEP, GLENN CLOSE, JEREMY IRONS, ANTONIO BANDERAS, WINONA RYDER  e VANESSA REDGRAVE terem levado muitos portugueses a fazer excursões ao Alentejo à procura das suas estrelas favoritas.


E se a recente passagem de FANNY ARDANT, FRANCO NERO e GERARD DEPARDIEU conseguiram ser discretas, o mesmo poderá não acontecer a uma grande actriz americana que passará o Verão em Portugal. Fica aqui o seu nome em primeira mão: SIGOURNEY WEAVER! Ela vai protagonizar “Body Art” ao lado de Isabelle Huppert, inteiramente rodado em Portugal a partir de Agosto.

Para acompanhar o MAPSHOW é AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário