26 março 2013

Ingenuidade/Inconveniência/Falta de educação das crianças...

São 3 coisas completamente diferentes, certo?

Aceito perfeitamente a ingenuidade de uma criança.Mas não aceito a inconveniência que se acaba por traduzir em falta de educação.

Crianças, que dizem as coisas e depois os pais desculpam-se, ainda por cima a rirem como se achassem graça à falta de sentido do que a sua criança acabou de dizer, e dizem:"ai não têm mesmo a noção", "ai não têm filtro, são tão verdadeiras".

Pois é, mas a partir de certa idade, para mim esssas desculpas não colam.

Cada vez que estou em ambientes com outras crianças e me deparo com esse tipo de situações, que infelizmente são mais frequentes do que seria de esperar, antes de qualquer indignação ponho-me a pensar se alguma vez uma das minhas filhas diria alguma coisa do genero, mesmo a Joana que tem 4 anos, e a resposta é não.
As minhas filhas nunca diriam nada disso.

Com isto não estou a dizer que elas são perfeitas.E eu sou uma mãe muito descontraida, muito descomplicada.

Mas há uma coisa que sempre ensinei às minhas filhas, é saberem "estar".
Secalhar nisso até sou insistente demais, mas sei que isso as vai ajudar agora enquanto crianças e no futuro.

Porque não são só as crianças que podem ser inconvenientes, há muitos adultos que também o são, tornando-se desagradáveis e mal educados.
Estes não se desculpam com a ingenuidade, desculpam-se com um:"eu sou assim, quem quiser gostar gosta, quem não quiser não gosta".

Pois não concordo absolutamente nada.E acredito que estes adultos foram aquelas crianças às quais agora agora me apetece chamar a atenção, mas não posso, porque não sou mãe delas.

    Para acompanhar o MAPSHOW é AQUI!

2 comentários:

  1. Olá Marta! Gosto imenso do blog e concordo plenamente! Sou a mais velha de três irmãos e não gosto nada de ouvir quando dizem aos meus pais que 'tiveram muita sorte' com os filhos que têm. Não, não foi 'sorte', nós somos assim porque somos o produto da educação que nos foi transmitida. E é por isso que valorizo tanto crianças educadas!
    Ps: sou higienista oral e durante dois anos fiz parte do programa de saúde oral escolar que ia à escolinha onde andavam as suas filhas mais velhas.. Tenho a dizer-lhe que sempre foram uns amores durante as apresentações :)

    ResponderEliminar