11 julho 2013

Sermos a melhor versão de nós próprios...

Não nos podemos conformar com o médio quando podemos ter o excelente.

Esta foi a frase que uma das professoras da minha filha Mónica me disse sobre ela na reunião de pais e entrega das avaliações do segundo período do ano passado.

Disse-me que a Mónica era excelente aluna mas que muitas vezes se conformava com os resultados pensando se assim já está bom não vale a pena esforçar-me mais.

A minha filha é mesmo assim, vê o mundo cor de rosa, ou quer vê-lo cor de rosa e afasta as dificuldades para debaixo do tapete, nem sequer quer saber delas, tudo o que é negativo é como se não existisse. Relativamente aos estudos é a mesma coisa. Ela podia ser a melhor aluna, mas se já é uma das melhores, para que dar-se ao trabalho? Ela prefere segurar aquela nota, do que arriscar-se mais e falhar.

Não acho mal que ela seja assim, sofre menos que a maioria das pessoas de certeza, só não quero é que ela seja uma pessoa conformada. Porque isso vai fazer com que fique sempre em segundo e nunca em primeiro.



Nesse mesmo dia abri uma revista e estava uma crónica do Paulo Coelho que falava exactamente deste assunto(coincidências engraçadas...).

Das frases que retive destaco estas:
“Enfrente o seu caminho com coragem, não tenha medo da critica dos outros. E sobretudo não se deixe paralisar pela sua própria critica."
“ Se o que você está a percorrer é o caminho dos seus sonhos, comprometa-se com ele. Não deixe a porta de saída aberta, através da desculpa: ”Ainda não é bem isto que eu queria. Esta frase-tão utilizada-guarda dentro dela a semente da derrota. Assuma o seu caminho. Mesmo que precise de dar passos incertos, de destruir e construir constantemente.”
“Quando se quer o bem, os resultados são sempre bons. Libertos do medo de errar, as decisões são tomadas e os resultados são magníficos.”

Open Mind. Intuition. Confidence. Free your soul. Make your style. Be your self.

Como diria Pablo Picasso “qualquer outro terá todos os meus defeitos, mas nenhuma das minhas virtudes.”

Ninguém é perfeito, A beleza e a diferenciação humana estão justamente nestas imperfeições, “até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro" diria Clarice Lispector.

Cada um de nós deveria fazer a sua própria letra e cantá-la sempre que precisar de se lembrar das coisas de que realmente gosta.

Como a letra da música do filme Música no coração- ”My favourite things” as minhas coisas favoritas.

Qual é a nossa melhor versão?
Temos que seguir o nossos próprio estilo. Não sermos uma segunda versão. Sermos a primeira.

Estilo tem a ver com liberdade e originalidade.

Temos que agarrar com unhas e dentes nos nossos pensamentos, nos nossos lugares, nas nossas acções e nos nossos objectos favoritos.
O conjunto de tudo isso faz de nós o que nós somos.


 O MAPSHOW está no FACEBOOK!Siga-nos por lá também!

Sem comentários:

Enviar um comentário