01 março 2012

Estás aqui para ser feliz

Excerto da minha crónica na revista Eles e Elas-Junho 2010

Era eu uma menina num dos seus primeiros trabalhos quando comecei a estagiar na revista Eles e Elas. Num mundo completamente novo para mim, tive, com as minhas inseguranças, de me aventurar e tentar dar o meu melhor. As ideias multiplicavam-se na minha cabeça e eu tentava pô-las em prática com a ajuda de toda a equipa da revista. A maioria deve-me ter achado uma menina mimada, que queria fazer as coisas como pensava e ponto final...

Mas havia uma pessoa que sempre me apoiou e sempre me incentivou...sendo muitas vezes meu cúmplice e lavando as matérias que queria fazer adiante, por mais loucas que fossem. O Zé Manel. As memorias e recordações são muitas, as correcções dos meus textos, a revelação das minhas fotos, os cafés nos bombeiros, as piadas nos eventos, os comentários cómicos às fotos. Mas há uma coisa que nunca me vou esquecer, era que para mim tinha sempre uma palavra agradável para dizer, um elogio, fazia-me sempre sentir a melhor do mundo e sei o saber foi contribuindo para moldar a minha maneira profissional de ser, deu-me confiança, segurança e auto-estima e isso não tem preço.

Zé Manel, sei que continua aqui perto de nós, a olhar pela Dra Luz e por todos os colaboradores da Revista Eles e Elas e sei que continua a olhar por mim e a sentir o carinho e orgulho que sempre demonstrou por mim.Sei que está a animar todos os anjinhos ai no céu com a sua maneira típica de ser.
Obrigada por ter feito parte da minha vida.

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples facto de terem cruzado o nosso caminho.

“Simplesmente porque cada pessoa que passa na nossa vida é única. Deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.”Saint-Exupery

Na Sexta feira Santa, tive um trabalho e nada fazia prever que íamos passar a Páscoa fora, mas quando cheguei a casa e eu e o Filipe nos deparámos com o facto das miúdas terem ido para as respectivas avós, decidimos ir para o Rio de Janeiro!!Reservámos a viagem nessa mesma noite e tínhamos que estar no dia seguinte no aeroporto às 8h da manhã para comprar o bilhete para seguirmos no voo das 11h Senão não íamos...tudo à última da hora como sempre, mas lá embarcámos e seguimos para o Rio.

Cidade maravilhosa, praia, passeios e petiscos fantásticos e nem o temporal que se abateu por lá nessa semana nos travou. Estávamos de férias, sem telemóveis e descontraídos. Que bom.

Convidei a Rita Ferro para ser minha madrinha em plena acção de trabalho!!!Não tenho jeito para grandes preparações e efusões e como quem diz, vamos receber o convidado tal, disse-lhe vais ser minha madrinha. Ela teve que se conter para não chorar porque estávamos no meio de várias pessoas...mas no dia seguinte ligou-me para irmos fazer um programa de madrinha e noiva.

Fomos a uma loja de Vestidos de Nova em Cascais. Experimentei quase a loja toda e nunca mais me vou esquecer da expressão da Rita quando sai dos provadores com o primeiro vestido...emocionada...e a dizer que eu estava linda...o problema é que disse isso a todos.. por isso sai de lá mais confusa que entrei...mas diverti-me muito e amei partilhar este primeiro momento de preparativos com a minha maninha/madrinha. Faz tanto sentido e é uma bênção tê-la na minha vida.

Chegou mais um dia da mãe e lá fui ao pequeno almoço no colégio delas. Tão bom...os desenhos...aquilo que escreveram para mim e sobre mim e orgulho e a sorte que eu tenho de ter filhas assim...tenho que destacar uma das frases que a Mónica me escreveu: ”Eu gosto da minha mãe porque ela me faz feliz...”.

A revista Flash pediu-me que fizesse uma produção para o dia da mãe com as 3 gordas, expliquei que a Joana está uma terrorista, não pára quieta e seria um massacre estar a obriga-la a fazer poses para as fotografias, a Vera quer é paz e sossego e não tem paciência nenhuma para essas coisas, mas a Mónica adora!

Fiz as fotografias sozinha com a Mónica...e ela estava feliz...comigo só para ela, a pentear-se, pintar-se, trocar de roupa, estava a sentir-se uma verdadeira princesa, os olhos dela brilhavam e eu completamente babada, a ver a minha filha mais velha compenetrada, atenta, interessada e a cumprir o seu papel de modelo por um dia na perfeição.

No dia 11 de Maio tivemos um dia em cheio...fomos logo de manhã à conservatória e já está tudo tratado para o casamento, já deve estar o edital afixado para quem se quiser opor...agora só falta dizermos o sim...

De seguida fomos ter com a Isabel(mãe do Filipe e minha futura sogra) e com o Luís(marido da Isabel e meu futuro sogro emprestado) ao palácio de Belém onde a Isabel trabalha e onde nos recebeu para vermos e recebermos a bênção do Papa. Em silêncio e com o meu amor ao lado ouvi as suas palavras e fui invadida por uma maravilhosa paz de espírito.

Seguiu-se S.Martinho...fomos os dois com a Isabel que tem sido incansável a todos os níveis, mais do que sogra tem sido uma amiga...com quem adoro falar, desabafar e com quem tenho tido o privilégio de contar para me ajudar com os preparativos do casamento. O seu carinho, entusiasmo e motivação emocionam-me porque fazem-me lembrar a minha mãe que vibrava com tudo o que dizia respeito à minha vida e ia até ao fim do mundo para me fazer as vontades. A minha felicidade era a sua felicidade. E sinto que com a Isabel se passa o mesmo, ela ver-nos felizes fá-la feliz também. E isso é a magia de ser mãe e eu sinto isso com as minhas 3 gordas também. A minha felicidade já não é só minha, só faz sentido se for delas também.

Estava um dia lindo em S.Martinho..tão bonito...fomos ver o Hotel Parque, como hipótese para o casamento. Foi o pisar de um local tão simbólico.. tão importante...tão cheio de recordações...tão perto dos meus pais...fechei os olhos por momentos e senti as pessoas à conversa, o barulho das bolas no ténis, o apoio das claques, a minha avó a jogar às cartas, as crianças a correrem, o meu Pai a receber as taças, a abertura da pista a dançar com o meu pai. Os meus pais, eu e o meu irmão juntos e felizes.

Hoje o Hotel parque é apenas um hotel fechado, com um jardim e uma fachada lindos à espera que alguém lhe dê vida. Vamos ver se vai ser com o nosso casamento...
Fui mais uma tarde experimentar vestidos de noiva, desta vez com o Pedro Leitão que também está completamente empenhado em ajudar nos preparativos!

Experimentei o primeiro...e único...o Pedro chorou como eu nunca tinha visto...mais uma vez senti o “luxo” de ter um amigo que não precisou de dizer nada. O olhar, a emoção disse tudo.

Há um anúncio da Coca-cola que acaba com uma frase que deveria ser um lema de vida, é qualquer coisa do género: Que há um antigo jogador, Roger Milla que não só mudou a maneira de celebrar os golos como mudou a maneira de celebrar a vida, ensinou-nos a viver.



E todos os outros anúncios da coca-cola são um hino à vida. Como o anúncio intitulado: Estas aqui para ser feliz” e que diz mais ou menos assim:
“Esta é uma história real. Nestes tempos difíceis juntamos o homem mais velho e o bebe mais novo. A três dias dos seu nascimento do bebe, um idoso com 102 anos põe-se a caminho para o conhecer e quando o vê diz-lhe: Sou um sortudo, sorte por ter nascido como tu, por poder abraçar a minha mulher, por ter conhecido os meus amigos, por me ter despedido deles, Por continuar aqui, perguntáres-me-ás qual a razão de te vir conhecer hoje, é que muitos te dirão que não se pode chegar ao mundo nos tempos que correm, tempos de crise, tudo isto irá tornar-te mais forte! eu vivi momentos piores do que este, mas no fim apenas te lembrarás das coisas boas, não te entretenhas com banalidades e luta pela tua felicidade porque o tempo corre muito depressa, vivi 102 anos e asseguro-te que a única coisa que não gostarás na vida é que te vai parecer demasiado curta. Estás aqui para ser feliz!!



Paralelamente a estes lemas e o pensamento já nas férias que estão a chegar faz-me andar mais calma...mais em paz...

Mar...praia...férias....dolce fare niente...uma expressão tão utilizada pelo meu Pai e à qual dou tanto valor agora....

O meu irmão já sabe que vai ter um rapaz, que se vai chamar José Eduardo. E pronto o ciclo completasse, os meus pais foram para o céu, mas logo trataram de nos arranjar primeiro o Filipe e a Maria e depois a Joana e o José Eduardo, é a sua continuação, a nossa, a da nossa família.

O Verão chegou e estamos empenhados em arranjar o nosso jardim, o Filipe é o nosso Bob o construtor e está a ficar lindo, ele vai arranjando e nós vamos aproveitanto o sol e a piscina...!

Com o casamento a aproximar-se, a programação das férias não tem sido fácil...uma semana em S.Martinho é uma certeza, apetece-me tanto, nesta altura pareço que volto a ser pequena e fico com um excitamento e um frio no estômago, só por saber que se aproxima a altura de ir para lá, só por saber que vou aproveitar todos os dias, todos os segundos, TUDO!

No dia 13 de Junho, dia de Santo António, meu querido santo casamenteiro e padroeiro de S.Martinho, juntámos a família num almoço cá em casa. E o Filipe fez o pedido oficial de casamento!!!Pediu a minha mão à Granny, Avô Zé e Avó Belinha, todos discursaram, todos nos emocionámos. Foi lindo. Até as miúdas combinaram sozinhas o que iam dizer ao mesmo tempo: ”queremos muito que a mãe e o Pai Filipe se casem porque nos fazem muito felizes todos os dias”, e não é preciso dizer mais nada...

Foram as festas de final do ano delas, mais uma vez as minhas lágrimas me escorriam e ainda escorreram mais depois das reuniões de pais de final de ano com os respectivos professores em que voltaram a dizer que elas para além de excelentes alunas são excelentes pessoas, crianças alegres e felizes. Deram-me os parabéns por isso também ser trabalho de casa, mas eu acho que as minhas filhas são lindas, porque são elas, porque são assim e são a minha felicidade, o meu orgulho, a minha vida.

E a data do casamento aproxima-se, entre trabalho, miúdas, lida da casa, aos poucos...muito poucos.. temos ido organizando as coisas...e como sentimos que precisávamos de tempo, o Filipe numa segunda feira acorda e diz assim: E se fossemos hoje de férias?

Confesso que ele já andava a dizer para marcarmos férias há algum tempo e eu fazia sempre a mesma ”fita” olhava para a agenda e ou tinha trabalho, ou as miúdas tinham alguma coisa importante, ou tínhamos algo marcado em família, enfim nunca dava e eu sou sempre a mesma coisa, se penso muito que as vou deixar, prefiro não ir...mas desta vez não tive hipóteses e para todos os argumentos que dava o Filipe tinha justificação e solução, em minutos arrumámos o saco e lá fomos rumo a Espanha...como em todas as outras viagens fui calada a viagem toda, a pensar nelas, como iam ficar, o que iam fazer, a sorte é que tenho um quase marido que já me conhece e que sabe como eu sou e que respeitou o meu silêncio. Chegámos a Marbella e pronto descontrai! Liguei para casa, ouvi as vozes delas, vi que estava tudo bem e ainda descontrai mais!

Foi tão bom! Namorámos, fomos à praia, a piscina, passeamos, fizemos compras, pequenos almoços, almoços, lanches e jantares magníficos, saboreamos cada minuto destes apenas 5 dias de férias e descontraímos tanto que nem dos preparativos do casamento falámos para não nos “cansarmos”!!Isto sim são hinos à vida! Porque estamos aqui para sermos felizes!

Mas viemos com as baterias recarregadas e com vontade para trabalhar, para os preparativos e muito mais!

Eu e a Joana fomos com o Filipe escolher o Fato do Casamento dele. Que príncipe que ele vai...também já escolhi os vestidos delas e que princesas que elas vão...

Andei a viajar no tempo, quando abri a caixa de jóias da minha mãe. Em cada peça que pegava lembrava-me de situações em que ela as usou...aquelas que lhe pedi emprestadas várias vezes... peguei na aliança de casamento da minha mãe, a aliança que o meu Pai lhe pôs no dedo no dia 17 de Maio de 1975...

Já pus de parte as que gostava de usar no dia do casamento, e é engraçado porque senti que ela escolheu comigo, como tenho sentido em todos os outros preparativos, todas as outras escolhas, mesmo coisas que já tinha posto de parte para usar ou levar, algo me fez voltar atrás e voltar a arrumar para não usar. Mesmo quando estava a fazer a lista de convidados, em que pus alguns amigos dos meus pais que gostava de ter presentes nesse dia, senti-os comigo a fazerem essa selecção.

“Faça o melhor que puder.
Seja o melhor que puder.
O resultado virá na mesma proporção de seu esforço.”
GANDHI

 O MAPSHOW está no FACEBOOK!Siga-nos por lá também! 

Sem comentários:

Enviar um comentário