01 março 2012

Amor

Excerto da minha crónica na Revista Eles e Elas-Outubro 2009

Hoje acordei apaixonada...pela vida...pelas pessoas...pelo trabalho...e principalmente pela minha família. Por isso decidi deixar aqui algumas frases que acho que devem ser “frases de cabeceira”, frases que devemos repetir para nós próprios e para aqueles que amamos.

Esta crónica tem muitos momentos de puro amor, muitos daqueles momentos especiais e que devem ser recordados mil vezes por dia.

“As melhores frases são ditas com um verdadeiro amor.” João Paulo Cavalini

“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.” Amado Nervo

“O amor cura as pessoas – tanto as que o recebem como as que o dão.” Dr. Karl Menninger

“Amor não é uma questão de contar os anos, mas é fazer com que os anos contem.” Wolfman Jack Smith

“Onde reina o amor, o impossível pode ser alcançado.” Provérbio Indiano

“O amor é o nosso estado natural quando não optamos pela dor, pelo medo ou pela culpa.” Willis Harman e Howard Rheingold

“No homem, o desejo gera o amor. Na mulher, o amor gera o desejo.” Jonathan Swift
“O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição.” Aristóteles

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã…” Renato Russo

“Passamos a amar não quando encontramos uma pessoa perfeita, mas quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita.” San Kenn

“O amor é de todas as paixões a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos.” Voltaire

“Tão bom morrer de amor … e continuar vivendo.” Mário Quintana

“Eu amo-te, não só pelo que és, mas pelo que eu sou quando estou ao teu lado.” Roy Croft

“Nada escrevi que prestasse até que comecei a amar.” Lord Byron

“Talvez amar alguém seja o único ponto de partida para tornar nossa a nossa vida.” Alice Koller

“As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.” Leonardo da Vinci

“Com amor consegue-se viver mesmo sem felicidade.” Fyodor Dostoyevsky

“Não há mal pior do que a descrença, mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão.” Vinícius de Moraes

“Tantos livros na estante. E acabo folheando o coração.” Eugénio Leandro

“Há, no mundo, milhares de formas de alegria, mas no fundo todas elas se resumem a uma única: a alegria de poder amar.” Michael Glent

“Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo, é somente o amor de mãe.” Paul Raynal

“Nunca chores por amor, pois a única pessoa que merecer tuas lágrimas jamais te fará chorar.” San Ken

“Tudo o que sabemos do amor, é que o amor é tudo que existe.” Emily Dickinson

“Temer o amor é temer a vida e os que temem a vida já estão meio mortos.” Bertrand Russell

“O amor nasce de quase nada e morre de quase tudo.” Júlio Dantas

“O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direcção.” Antoine de Saint-Exupéry

“Não preciso drogar-me para ser um génio; Não preciso ser um génio para ser humano; Mas preciso do teu sorriso para ser feliz.” Charles Chaplin

“O que há de admirável no amor é que quando um se dedica ao outro, esquecem-se de si mesmos.” M. Corday

“Amor é quando as diferenças não são mais capazes de separar.” J. de Bourbon Busset

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis…” Fernando Sabino

“Amar é receber um vislumbre do céu.” Karen Sunde

“O amor conquista todas as coisas.” Virgílio (70-19 AC)


A minha filha Joana fez um ano...consegui mais uma vez juntar a família e os amigos para a celebração do primeiro ano dela. Ela como sempre, esteve bem disposta, a andar de um lado para o outro, a fazer gracinhas para toda a gente e a fazer aquele olhar penetrante que só ela e o pai sabem fazer...

E chegaram as férias! As nossas e as das nossas gordas! E lá partimos todos para S. Martinho, com dois carros cheios até ao tecto!

S. Martinho...mais uma vez podia estar aqui durante horas a divagar sobre o que eu sinto cada vez que chego a S. Martinho, a paz que me invade, parece que entro num registo zen e começo a levitar...este sentimento conjugado com puder partilhar tudo isso com as minhas filhas e o meu marido é a sensação que mais me preenche e mais me faz feliz.

Dos momentos que tenho que destacar como mais especiais, foi o dia do abraço à Baia, o dia que a minha mãe mais gostava e as minhas filhas mais velhas, lá foram fazer parte do abraço, vestiram as camisolas, deram as mãos e eu não contive as lágrimas...

O encontro com os meus amigos de lá, que só vejo uma vez por ano, faz-me relembrar todos os momentos do meu crescimento, todos os momentos marcantes que vivi em S. Martinho.

Estar com os meus primos, com os meus avós, com a minha família, sem horas, sem tempo contado é um luxo que só s.martinho permite...

Ver os meus avós felizes todos os dias, porque podíamos passar o dia todo juntos, à conversa, a disfrutarem das bisnetas, a disfrutarmos uns dos outros.

O Filipe sentiu que eu estava bem e não quis interromper este meu estado de graça e então ofereceu-se para vir fazer a nossa mudança de casa sozinho...nos últimos tempos, principalmente depois do nascimento da Joana, começámos a ver casas, porque nos apetecia melhorar a qualidade de vida, a nossa e a delas. Acho que vimos todas as casas de todas as imobiliárias e nada nos satisfazia, nenhuma fazia o clique.

Até que me apaixonei por uma na Malveira...mas o negocio não se concretizou por inúmeras razões, era porque não tinha que ser....e depois apaixonou-se o Filipe por outra na Quinta da Beloura, eu confesso que também adorei a casa quando entrei...preenchia todos os nossos requisitos... e fui-me apaixonando...

Lá nos decidimos por esta casa e o Filipe veio tratar de tudo. Eu fiquei sozinha com as 3 em S. Martinho e que bom que foi...Eu era só delas e elas só minhas, foram os melhores dias que tenho tido nos últimos tempos e realmente não há nada melhor do que nos deixarmos absorver completamente pelos nossos filhos e o que eu aprendi com elas...tão bom....

Lá viemos embora directas para a casa nova.

O Filipe mais uma vez foi incansável e não deixou nenhum pormenor de fora, pensou em tudo e em todos. Eu tinha um closet e um escritório todo montado e elas tinham quartos de verdadeiras princesas.
A Casa estava linda...

E chegou o dia dos meus anos...este ano quis descansar acima de tudo...quis gozar a casa nova sem pensar em mais nada e faze-lo com as minhas filhas, passamos o dia todo na piscina, o meu marido encheu-me de presentes maravilhosos e à noite fui jantar com os amigos mais próximos, sem grandes combinações, sem nada de especial, tenho que confessar que não me apetecia ter trabalho nenhum com os meus anos e para mim se estou com o meu marido e com as minhas filhas não preciso de mais nada.

Começaram as aulas e depois da preocupação de não saber se a carrinha do colégio as podia continuar a vir buscar e trazer, lá me deram a alegria de me darem a boa noticia de continuarem a puder ser o transporte delas. Tenho que agradecer ao colégio, porque foi com muita ternura e preocupação que resolveram esta questão.

Com o começo das aulas vem o começo do trabalho, a rentree dos eventos, que têm corrido muito bem graças a Deus. Paralelamente a isso ando cheia de projectos na cabeça que aos poucos penso que os vou puder começar a realizar...depois conto...

Mas o mais importante do mês de Setembro foi sem dúvida o casamento do meu irmão Ricardo.

Sempre que pensava nisso comovia-me, e claro que no casamento me emocionei muitas vezes...por tudo...queria que os meus pais estivessem lá connosco, mesmo sentindo-os presentes, queria partilhar tudo com eles, queria que o Ricardo os tivesse ao lado neste dia tão importante. Ver o meu irmão a dar este passo e estar tão feliz foi maravilhoso!

Foi um casamento muito sentido, muito especial. A Maria é a mulher da vida dele e ver os amigos que ele tem desde sempre, os amigos que eu vi crescer com eles, estarem ali como padrinhos, com a amizade verdadeira que sempre tiverem é daquelas coisas únicas e raras de se ver.

As minhas gordas foram a sensação claro, completamente compenetradas no seu papel de segurar no vestido, de dar as alianças e de estarem bem. São únicas! São as melhores do mundo!
Parabéns Ricardo e Maria! Quero sobrinhos!!!!

O Bruno Carvalho, presidente da Fundação Aragão Pinto, conseguiu mais um passo de gigante para a fundação, a gravação de um anúncio para a Televisão! Eu e o meu irmão convidámos algumas pessoas para fazerem parte e é comovente a disponibilidade das pessoas para acções como esta. Lá estavam de sorriso na cara num sábado à tarde, completamente disponíveis para o que precisássemos, acabou por ser uma tarde muito bem passada, onde me diverti muito e senti que o meu pai também deve ter chorado a rir!



A seguir fui almoçar com a minha “maninha”, a Rita ferro que se tem tornado das melhores amigas que se pode ter, tem um coração do tamanho do mundo e está sempre ao meu lado para o que eu precisar.

Acho que agora percebem porque decidi dedicar esta crónica ao amor. O meu relato destes últimos tempos e que partilho aqui com vocês está cheio de situações apaixonantes, emocionantes e comoventes, com o amor sempre presente.

 O MAPSHOW está no FACEBOOK!Siga-nos por lá também!

Sem comentários:

Enviar um comentário