01 março 2012

Nascimento

Excerto da minha crónica na revista Eles e Elas-Natal 2010

Acabei a última crónica sobre o casamento a falar da lua de mel e resolvi começar esta crónica a desvendar um bocadinho de como ela foi...não vou escrever muito porque é impossível transformar em palavras e é impossível descrever e contar como foi...

Nem ilustrar com imagens, porque mesmo as fotografias não mostram o maravilhoso paraíso na terra que são as maldivas...

Nem as minhas palavras vão conseguir ser fidedignas ao ponto de transcreverem o sentimento que nos invadiu em cada um dos dias da nossa lua de mel...

O paraíso recebeu o nosso amor e o nosso amor absorveu o paraíso. Ao começarmos a sobrevoar cada ilha das Maldivas percebemos que estamos a chegar a outra dimensão, e conhecer o amor verdadeiro como eu e o Filipe tivemos a bênção de conhecer também é viver noutra dimensão, num estado de espírito alienado, tal e qual como nos sentimos desde que pisámos na ilha que escolhemos: A Lily Beach.

Foram dias perfeitos que vamos para sempre guardar nos nossos corações e memórias.
Chegámos de Lua de Mel com a sensação que somos uns privilegiados por nos termos encontrado e por termos conhecido um paraíso na terra.
Sim existe e nós estivemos lá.

Depois de retomarmos a rotina das nossas vidas recebemos mais uma bênção: O nascimento do meu sobrinho José Eduardo Aragão Pinto.
Filho de meu irmão e da Maria. Fomos vê-lo, peguei logo nele ao colo e não o conseguia largar...tão bom...mais um anjinho para a nossa família.

Um bebê representa a decisão de Deus de que o mundo deve seguir. Ter um bebê é assumir a maior responsabilidade e a alegría mais absoluta que a natureza nos dá. Esperança, força, vulnerabilidade, inocência, futuro, valentia, pureza, amor, confiança....
Um nascimento representa o princípio de todo - é o milagre do presente e a esperança do futuro. O milagre de um nascimento é um tesouro único.

Cada bebé traz consigo uma nova bênção ao mundo. Cada bebé é um milagre único e impossível de repetir.

Tinha guardado o álbum de bebe do meu irmão, onde a minha mãe escreveu religiosamente todos os pormenores sobre os seus primeiros dias, meses e anos...fotografias de nós os quatro nesses tempos(eu, o meu irmão, o meu Pai e a minha Mãe), momento únicos, que sei que vão ser bons para o meu irmão recordar, reviver, partilhar, pois também ele está a viver um momento único.

O meu irmão ligou-me várias vezes nos primeiros dias, a perguntar tudo e mais alguma coisa, a pedir isto e aquilo, fui lá várias vezes e queria que ele sentisse que eu estava ali. Para o que ele precisasse e sei que ele não me estava a pedir ajuda como mãe que já tem três filhas ou como irmã, sei que ele precisava de sentir que não tem cá o Pai e a Mãe, mas tem-me cá a mim para o que ele precisar.

E sei que ele sabe que eles devem estar muito felizes com mais um neto, que olham por nós sempre e para que todos os efeitos nos enviaram uma Joana e um José Eduardo.

E por tudo isto decidi deixar aqui uma oração para o meu sobrinho e para todas as crianças que vão nascendo por esse mundo fora:
“Chegaste,
e a casa encheu-se de fragrância.
Parece primavera.
Em ti, Pai Santo, manancial de toda paternidade,
Em ti estão todas as nossas fontes.
Mandaste-nos um presente desejado e sonhado:
Uma criança chegou para o banquete da festa.
Seja bem-vinda!
Como é que vamos te agradecer,
Senhor da vida, com quê palavras?
Obrigado por seus olhos e por suas mãos,
Obrigado por seus pés e por sua pele,
Obrigado por seu corpo e por sua alma,
Em Tuas mãos de ternura nós a depositamos
Para que cuides dela, e lhe faças carinhos
E a enchas de doçura.
Pai Santo e querido, põe um anjo ao seu lado
Para que impeça a passagem da doença e
De todo o mal,
E a guie pelas sendas da saúde e bem estar.
O bem, a paz e a Bênção
Acompanhem-na todos os dias de sua vida
Amém”

O José Eduardo nasceu no dia 18 de Outubro e o seu anjo protector é o anjo Ayel.
Este anjo ajuda a ter consolação contra as adversidades ou injustiças. Favorece a longevidade, a preservação e a solidificação de bens materiais adquiridos por trabalho. Influencia nos estudos, principalmente da filosofia, misticismo ou religiões. Domina as mudanças.

Quem nasce sob esta influência será iluminado pelo espírito de Deus, terá solidez nos empreendimentos, destaque nos estudos e pesquisas das altas ciências esotéricas, em especial a cabala e a astrologia. Influente, confiável, não aprova a duplicidade de opinião ou a desonestidade. Transformará todos os sonhos e projetos em realizações, já que nada ultrapassa os limites de suas possibilidades. Avesso à futilidade, estará sempre de bem consigo mesmo. Não é interesseiro e só gosta de demonstrações de afeição, quando percebe que são absolutamente sinceras. Seus romances serão afetuosos, pois se desenvolverão sem problemas ou pressões. Dedica grande atenção à família.

Nunca deixa para outra pessoa uma tarefa inacabada, atingindo assim todos os objetivos, com merecido sucesso. Sua saúde será favorecida, pois nunca cometerá excessos, entendendo que seu corpo é o templo de sua alma. Sua retaguarda estará bem protegida contra a instabilidade ou a incompreensão de seus atos. Poderá seguir em frente com confiança, seu anjo de guarda estará sempre a seu lado.

Muitas vezes disse aqui nas minhas crónicas, que a nossa empregada interna faz parte da família e muitas vezes é o pilar de toda a estrutura. É o que me permite a mim e ao Filipe termos a nossa vida profissional louca, que nos permite ter a nossa vida pessoal, namorarmos muito...e mais importante de tudo dá-me o conforto, a segurança e a confiança por tratar das minhas filhas e garantir que elas estão sempre bem quando eu não posso estar.

A minha empregada, a Joana decidiu voltar para a terra dela, Moçambique. E eu tive que a deixar ir...durante duas semanas tive que saber o que é ser dona de casa, mãe, mulher e profissional sem qualquer ajuda...senti o que muitas mães por esse mundo devem sentir. Mas o engraçado é que se consegue. Tem que se conseguir. Quando tem que se fazer faz-se e eu não tenho feitio para esperar que os outros façam por mim...não foi fácil...tratar das duas mais velhas para irem para o colégio, ajudá-las com os trabalhos de casa quando chegam, com os estudos para os testes, comprar-lhes os presentes para o amigo secreto, decorar os anjinhos de Natal para o concurso do Colégio, tratar da casa, da roupa, das refeições, conciliar as horas de trabalho com a pequenina que ainda está em casa e quer brincar, ver o Panda comigo ou simplesmente estar ao meu colo. E mesmo assim respondi a telefonemas, a emails, marquei reuniões e fechei projectos. Por isso sim é possível e quando não há outra hipótese, as mulheres são mesmo super heróis. E eu tenho a sorte de trabalhar em casa e por conta própria para o poder fazer.

Costuma-se dizer que do final do Verão até ao Natal é um pulinho e assim foi, entrámos nessa época e mais uma vez com ajuda das minhas 3 filhas fiz a árvore de Natal, decorei a casa e a porta da rua e ajudei-as a escreverem as cartas ao Pai Natal.

Fui assistir às maravilhosas festas de natal do colégio e no final enchi-me mais uma vez de orgulho ao ouvir os professores a falarem da Mónica e da Vera. Enchi-me de orgulho em saber que tiverem excelentes notas nos testes e enchi-me de orgulho ao saber que são a alegria da escola e que estão sempre de sorriso na cara e prontas para dar alegria e mimo a alguém. E saber tudo isto não tem preço. É uma bênção tê-las trazido ao mundo e terem dado ainda mais sentido à minha vida.

No Natal também se celebra um nascimento, o nascimento de Jesus:
“E nessa noite de alegria, o amor nasceu ...
O amor de um homem e de uma mulher ..
O amor universal ...
Nasceu uma criança de luz,
de muita luz ...

Uma criança que é a esperança do mundo ..
Uma criança vinda dos Céus ...
Uma criança que ensina por todos os séculos o Amor,
o perdão ..

Uma criança que traz para nós a felicidade interior ... a paz interior ...

Com esta criança aprendemos a sorrir, a sermos dignos, a sermos eternamente felizes ...
No seu grande Amor...
Na sua infinita Paz.

Nessa noite, uma estrela cruzou os céus,
Anunciando a sua chegada ..
E brilhou nos nossos olhos,
Nos nossos corações.”

Vamos reunir a família e aproveitá-los sem horas, sem minutos contados e aproveitar o maior luxo que esta época nos dá: tempo para estarmos com quem mais gostamos.

 O MAPSHOW está no FACEBOOK!Siga-nos por lá também!

Sem comentários:

Enviar um comentário