29 fevereiro 2012

Confiança

Excerto da minha crónica da revista Eles E Elas-Maio 2008


« A journey of a thousand miles begins with a single step.» Provérbio Chinês
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.”
Fernando Pessoa

Decidi começar esta crónica com estas duas citações que são um misto daquilo que sinto muitas vezes enquanto profissional da minha área.

Dei comigo a pensar que mesmo trabalhando na área da comunicação há vários anos, há sempre situações, pessoas e empresas que ainda me conseguem surpreender. Adoro quando me sinto a trabalhar com pessoas que pensam e funcionam como eu, de igual para igual, a incompetência, e a falta de profissionalismo e de senso comum matam-me.

É maravilhoso trabalhar com pessoas que para além de já conhecerem o meu trabalho confiam nele a 100%, não questionam nem exigem nada, pedem-me o trabalho e deixam-me tudo nas mãos sabendo que no dia do evento eu lhes vou apresentar aquilo que prometi, independentemente de como o faça ou em que timing.

De vez em quando deparo-me com o oposto, pessoas e empresas que pedem, questionam, desconfiam, exigem, ameaçam, não entendem e parece que nunca trabalharam nesta área.
O desgaste psicológico que estes clientes exigem dá o triplo do trabalho e a gestão de mentalidades destas é muito complicada...fazê-los entender que é impossível apresentar uma lista final de convidados a um mês do evento e mesmo a uma semana.

E é preferível não apresentar nomes que não se tem a certeza se vão ou não estar presentes só por apresentar e para atrair a imprensa, a imprensa prefere ter a lista de convidados na véspera mas ser a real do que ter muito mais tempo antes e ser fictícia.

Vou continuar a reger-me pelos princípios com que sempre trabalhei mesmo que isso signifique entrar em alguns ”debates” com alguns clientes, porque sei que o resultado final é aquele com o qual me comprometi e que no fim o cliente vai ser o primeiro a reconhecer isso.

 O MAPSHOW está no FACEBOOK!Siga-nos por lá também!  

Sem comentários:

Enviar um comentário